DEUS É TUDO NA MINHA VIDA!

Minha foto
porto alegre, rio grande do sul, Brazil
No dia-a-dia, enfrentamos diversos problemas desencadeados por pressões sociais, culturais, econômicas e financeiras, tanto na rua, no emprego, como na família. Estamos sempre "correndo atrás da máquina" e com medo de ficarmos para trás, pois o mundo competitivo nos obriga a sermos o melhor funcionário, o melhor conjuge, os melhores pais, os melhores filhos etc. Nossa busca se generaliza para diversas áreas e acabamos nos esquecendo de coisas simples, como termos tempo para nós mesmos. Essas pressões acabam produzindo conflitos pessoais, emocionais e espirituais que se exteriorizam como dificuldades em mantermos saúde plena, física e mental. Então, percebemos a necessidade do retorno ao equilíbrio pessoal, da paz e da saúde, para a nossa vida e para a vida daqueles com quem convivemos. Entretanto, também percebemos que as pessoas que conosco vivem e em quem buscamos apoio se encontram com problemas semelhantes aos nossos, necessitando também de auxílio. Nestes momentos de dificuldades, podemos melhorar nosso entendimento, clareando nossos pensamentos e aliviando nossos sentimentos através de uma conversa amiga.

quinta-feira, 17 de março de 2011

HÁ PESSOA E PESSOA

Dando conselhos para as amigas cheguei à conclusão de que as pessoas mudam sim! E coitado daquele que teima em dizer "sou assim e não vou mudar". A mudança é essencial para aprender e conseguir viver em sociedade. O ser humano deve adaptar-se as condições que lhe são propostas diariamente, ou seja, o homem é moldado conforme o ambiente em que vive, sua personalidade é determinada de acordo com as situações, são processos individuais onde os pais são os agentes principais.
A personalidade de uma pessoa é composta por fatores biológicos, que chamamos de temperamento. O temperamento é movido por impulsos determinados pelos sistemas nervoso e glandular. Agressividade, emoção, quietude são características do temperamento, e isso nasce com a pessoa, podendo ser moldado porém nunca completamente, devemos controlar nossos temperamentos para viver em sociedade.
A personalidade também é composta de mais um fator, os valores da personalidade, chamados de caráter. São princípios e valores que o ser humano adquire, simplesmente, vivendo, e é ai que entra a figura dos pais, eles auxiliam na formação de grande parte do nosso caráter.

Um café frio, um ônibus perdido, um stress no trabalho são prejudiciais à saúde da personalidade. Os conflitos e as frustrações, do dia a dia, se encarados com extrema profundidade constantemente podem levar o homem a autodestruição. Para reverter esta situação o organismo dispõe de alguns mecanismos de defesa: Racionalização, Projeção, Repressão, Deslocamento, Regressão e Somatização.

Você conhece aquela pessoa que para qualquer crítica ou puxada de orelha, ela tem uma resposta na ponta da língua? É automático. Esta pessoa inconscientemente utiliza o mecanismoracionalização que consistem em sempre ter justificativas para manter o auto-respeito.

E aquele cara que acha que está sendo traído sem ter motivos concretos? (Particularmente este é o conceito que mais utilizo para entender os homens!). Normalmente o rapaz está utilizando o mecanismo de projeção, só porque ele faz, acha que todos fazem também. Ou seja, só porque ele trai, traiu ou pensa em trair, ele acredita que sua mulher pense da mesma maneira. Isso vale para mentirosos: Só porque mente para todos, acha que todo mundo mente também.

Todo mundo quer esquecer as coisas ruins e desagradáveis da vida. Amnésias podem explicar o mecanismo de repressão, onde o ser humano excluí da memória situações dolorosas involuntariamente.

Você já foi agredido sem ter feito nada? Absolutamente nada? Pois é, provavelmente seu agressor verbal utilizou o mecanismo deslocamento. Como ele não pode descontar sua raiva no chefe, o causador da frustração, ele desconta em terceiros que nada tem haver com o caso.

E o último e talvez o mais chato dos mecanismos de defesa: Somatização. Você já viu alguém passar mal e até desenvolver doenças por stress? Sim, essa pessoa está somatizando suas frustrações, transformam perturbações em problemas físicos.

Quem sabe entender o comportamento humano pode auxiliar como um mecanismo de defesa, pois uma vez que sabemos e entendemos o porquê das atitudes de alguém, conseguiremos reagir de maneira mais racional e não nos deixar abalar por isso, utilizando até a nosso favor.

MOMENTOS MEUS!!

A vida é uma passagem para universso.

A vida é uma passagem para universso.

Seguidores

CONFIE SEMPRE
Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda Que Os Teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima De ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera Com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança Em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação Da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.

Chico Xavier

Significado Dela na tua Vida..

Significado Dela na tua Vida..
PEDRAS