DEUS É TUDO NA MINHA VIDA!

Minha foto
porto alegre, rio grande do sul, Brazil
No dia-a-dia, enfrentamos diversos problemas desencadeados por pressões sociais, culturais, econômicas e financeiras, tanto na rua, no emprego, como na família. Estamos sempre "correndo atrás da máquina" e com medo de ficarmos para trás, pois o mundo competitivo nos obriga a sermos o melhor funcionário, o melhor conjuge, os melhores pais, os melhores filhos etc. Nossa busca se generaliza para diversas áreas e acabamos nos esquecendo de coisas simples, como termos tempo para nós mesmos. Essas pressões acabam produzindo conflitos pessoais, emocionais e espirituais que se exteriorizam como dificuldades em mantermos saúde plena, física e mental. Então, percebemos a necessidade do retorno ao equilíbrio pessoal, da paz e da saúde, para a nossa vida e para a vida daqueles com quem convivemos. Entretanto, também percebemos que as pessoas que conosco vivem e em quem buscamos apoio se encontram com problemas semelhantes aos nossos, necessitando também de auxílio. Nestes momentos de dificuldades, podemos melhorar nosso entendimento, clareando nossos pensamentos e aliviando nossos sentimentos através de uma conversa amiga.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

QUE É ANSIEDADE??

O que é ansiedade?

ü  É uma vivência comum, que qualquer ser humano tem ao longo de sua vida, principalmente em momentos de mudanças, de experiências novas, de busca da própria identidade e outros.

ü       É um tipo de alerta sobre uma ameaça interna ou externa, visando à preservação da vida. Ela tem, assim, uma função de proteção.
  
Como ela acontece?

ü      A ansiedade normal é um sentimento geral, desagradável e vago, de apreensão.

ü      Muitas vezes a pessoa também tem sintomas físicos, como dor de cabeça, palpitações, aperto no peito e leve desconforto abdominal. 

ü      A pessoa pode ainda ficar inquieta, com dificuldades de permanecer sentada ou imóvel por muito tempo.

Existe ansiedade normal?

ü      Sim. A ansiedade normal é inclusive muito útil, pois pode nos alertar quanto a ameaças de lesões corporais, dor, impotência, separação de pessoas amadas, de ameaças à própria unidade ou integridade. 

ü      A ansiedade leva o indivíduo a buscar evitar a ameaça, ou ao menos tentar amenizar suas conseqüências.

O que a ansiedade pode provocar?

ü      A ansiedade pode levar a pessoa a perceber as coisas de maneira diferente, distorcida, tanto em termos de tempo e espaço, como em relação a pessoas e significados. 

ü      Um nível alto de ansiedade pode interferir no aprendizado, baixando a concentração, reduzindo a memória e prejudicando a capacidade de associação do indivíduo.

Alguns tipos de ansiedade normal:

ü      A do bebê, ameaçado pelo afastamento dos pais
ü      A de crianças no primeiro dia da escola
ü      A sentida por adolescentes no primeiro namoro
ü      Ansiedade de adultos que se deparam com a velhice e a morte
ü      Ansiedade frente a doenças a qualquer época da vida




Medo e ansiedade – Qual a diferença?

ü      A ansiedade é um sinal de alerta que avisa sobre um perigo e possibilita a tomada de medidas para enfrentar a ameaça. 

ü      O medo é um sinal de alerta parecido, mas é uma resposta a uma ameaça conhecida, externa, definida ou de origem não conflituosa, enquanto a ansiedade é uma resposta a uma ameaça desconhecida, interna, vaga ou de origem conflituosa.

Os transtornos de ansiedade

ü      Existe um grupo de patologias mentais chamados de transtornos de ansiedade.  Neles, a presença da ansiedade é um sintoma fundamental.  Alguns deles são os seguintes:

  • Transtorno de pânico com e sem agorafobia;
  • Agorafobia sem história de transtorno do pânico;
  • Fobia social;
  • Fobias específicas;
  • Transtorno obsessivo-compulsivo;
  • Transtorno de estresse pós-traumático;
  • Transtorno de ansiedade generalizada;
  • Transtorno de ansiedade induzido por substância.

Transtorno de pânico e agorafobia

Como o transtorno do pânico é diagnosticado?

ü      Os profissionais de saúde devem ser capazes de reconhecer os sintomas do transtorno do pânico, para que os pacientes possam ser encaminhados adequadamente para o tratamento psicoterápico e medicamentoso. Quando não é percebido pelo profissional, podem ser feitos diagnósticos errados, como infarto do miocárdio, ou os sintomas podem ser considerados como histeria ou simulação.

ü      O transtorno do pânico é diagnosticado quando um indivíduo tem, espontânea e inesperadamente, ataques de pânico, que ocorrem diversas vezes. 

ü      Os ataques de pânico geralmente duram pouco, menos de uma hora, e caracterizam-se por intensa ansiedade ou medo, junto com sintomas somáticos como palpitações e respiração rápida.

ü      Junto com o transtorno do pânico, muitas vezes o paciente tem também agorafobia, que é o medo de estar sozinho em locais públicos, especialmente se o indivíduo considera que seria difícil sair dele em caso de um ataque de pânico. 

ü      A agorafobia pode levar o paciente a se afastar de seus afazeres profissionais, e mesmo deixar de sair de casa para qualquer coisa.  Acredita-se que a agorafobia ocorra por causa do medo da ocorrência de um ataque de pânico em locais em que a saída seria difícil.

Os ataques de pânico não são exclusivos do transtorno de pânico, podendo ocorrer ainda em outros transtornos mentais (depressivos, por exemplo) e condições médicas (por exemplo, 

MOMENTOS MEUS!!

A vida é uma passagem para universso.

A vida é uma passagem para universso.

Seguidores

CONFIE SEMPRE
Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda Que Os Teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima De ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera Com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança Em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação Da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.

Chico Xavier

Significado Dela na tua Vida..

Significado Dela na tua Vida..
PEDRAS